quarta-feira, 16 de junho de 2010

Como o yoga ajuda a emagrecer?


Uma das perguntas mais frequentes que ouço por pessoas interessadas na prática de yoga é: "mas ajuda a emagrecer?"
Buscando em revistas, em sites, encontrei essa matéria que responde exatamente essa questão.
O yoga, aumenta a nossa consciência corporal, e nos mostra um contato mais saudável com a alimentação. Essa interiorização melhora a nossa relação com a comida e com nós mesmos.
O mais importante é sempre olharmos para dentro!

confira agora a matéria completa!
Boa leitura!

Namastê
Nara

_____________________________________________________________________________________

Evolução Emocional


Há diversas razões pelas quais as pessoas se sentem impotentes em relação à alimentação e ao ganho de peso. Normalmente, usa-se o alimento como conforto emocional para acalmar a ansiedade. Às vezes o ato de comer parece ser a forma mais fácil de alimentar a fome de satisfação interior. Freqüentemente, as pessoas dependem de uma alimentação à base de fast-food para não perderem tempo de suas vidas frenéticas. Muitos simplesmente ignoram as necessidades do corpo de nutrição e exercício. O yoga nos desacelera de modo que experimentamos o contato com o corpo e a comunicação com o espírito.

Se há razões emocionais que explicam o porquê de uma pessoa comer de forma imprudente, é possível que o yoga – o relaxamento em especial – abra um canal para limpar essas emoções. Se o ser-humano não se permite liberar as emoções, elas virão à tona em forma de raiva, doença, depressão ou excesso de peso. Quando se pratica yoga, desenvolve-se uma profunda relação com o corpo, que eventualmente traduz-se em uma alimentação mais controlada. Depois de uma aula de yoga, o praticante sente-se melhor, porque a alma está alegre, a energia em movimento, a mente limpa e concetado consigo próprio.

O yoga — diferente de dietas comuns — não lhe priva de comer. Ao contrário, ajuda o praticante a aproveitar cada momento e saborear cada mordida que se dá no alimento. O yoga é para ir afundo e descobrir quem é você a todo momento. O yoga ajuda o praticante a se auto-aceitar de toda forma, aparentando amante ou realista e como se sente no instante, sem vergonha ou culpa.

Entretanto, é preciso ter responsabiidade com a escolha dos alimentos, porque para sentir-se bem é necessário implementar hábitos alimentares saudáveis e equilibrados. Freqüentemente pensamos na disciplina, especialmente em dietas, como castigo. Mas a palavra “disciplina” é na verdade derivada da palavra discípulo. No yoga, nos tornamos discípulos, pessoas de boa vontade, que seguem de forma vigorosa um novo caminho de fazer as coisas para melhorar a nossa vida. Ao praticar regularmente o yoga, os hábitos e escolhas progridem e o praticante começa a viver conscientemente.


Mantenha o Peso


Quando alcançar e mantiver um peso corporal saudável, tenha sempre em mente que existem outros benéficos além da aparência, já que o excesso de peso o coloca sob o risco de diversos problemas de saúde. Se o índice de gordura é maior que 30% para as mulheres e 25% para os homens, aumenta-se a probabilidade de se desenvolver diabetes, doenças cardíacas, alta pressão arterial e canceres de cólon e de mama nas mulheres. Para ajudar o praticante a sentir-se melhor consigo próprio – o que é crucial para quem está tentando perder peso – o yoga inspira seu comprometimento com uma saúde melhor. Além de que criar o contato com o corpo, o yoga torna as atividades físicas mais fáceis e agradáveis. Incita ao praticante a adicionar mais exercícios cardiovasculares em sua rotina, acelerando a perda de peso e reduzindo a probabilidade de problemas de saúde. Segundo a Dra. Smt. Geeta M. Auropremi, no ayurveda, auto-disciplina é a base para a saúde.

fonte: revista prana yoga journal - 14/12/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário